Fiz o curso de coordenação e gestão de formação, e considero que foi um curso muito bem organizado, com formadores competentes uma vez que revelavam grande domínio das matérias que ministravam e que conseguiam corresponder às várias questões solicitadas. Considero que este curso me permitiu ter uma outra perspetiva do sistema de formação e me deu uma preparação muito maior. Foi um curso excelente.
A Estação do Saber proporcionou-me uma experiência de formação que, não só superou as minhas expectativas, como me permitiu testar e desafiar os meus próprios limites. A Formação Pedagógica Inicial de Formadores enriqueceu-me muito a nível pessoal, considerando a excelente equipa de formadores e colegas de formação com quem tive oportunidade de trabalhar. E por outro lado, elevou as minhas competências técnicas como formadora e incentivou-me a um aprofundamento de conhecimentos na minha área devido à exigência e compromisso na formação. Sem duvida alguma, valeu a pena!
Não conhecia a Estação do Saber mas quando frequentei o curso de formação de formadores, fiquei surpreendido e bastante satisfeito com os conhecimentos, organização e motivação que os formadores transmitiram aos formandos ao longo do curso. Fiquei sempre motivado para fazer o curso mesmo quando não tinha muita disponibilidade para o fazer. Sem dúvida que será A Estação do Saber a primeira escolhida num próximo curso.
Tive a oportunidade de realizar a formação de formadores em janeiro de 2016.
De referir que além das competências que adquiri, tenho a realçar que a Estação do Saber teve a preocupação de adequar o plano de formação às necessidades específicas do grupo.
Em termos pessoais e profissionais o que mais gostei além do que já referi anteriormente foram as competências inerentes ao que é facilitar a aprendizagem.
No mês passado terminei o curso de gestão da formação em e-learning. Foi uma experiência interessante. Num ponto de vista geral, posso dizer até que contribuiu para eliminar alguns preconceitos que tinha em relação à formação à distância. Se a tecnologia estiver aliada ao formato, aos conteúdos da formação e à capacidade de envolvimento/motivação do/a respetivo/a e-formador/a, o e-learning terá muito potencial, tal como aconteceu neste curso.
O curso está muito bem organizado e estruturado, a nível dos conteúdos e metodologias, adaptando-se facilmente às necessidades e ritmos de aprendizagem de cada participante.
Este foi, sem dúvida alguma, um curso extremamente enriquecedor e nele se pôde provar que o e-Learning pode ser algo mais do que um curso à distância, frio e impessoal. Para além da qualidade e relevância dos conteúdos gostaria de destacar a prestação do formador, sempre atento e pronto a intervir para esclarecer, sugerir, motivar e ajudar a crescer.
Penso que todos os profissionais ligados ao ensino/formação, que queiram entrar neste mundo, têm nesta formação uma excelente oportunidade, pois o curso não só aborda a temática e-Formador, como também ensina a trabalhar com as ferramentas de uma das plataformas de e-Learning mais utilizadas, o Moodle.
![]()
Inicialmente há uma certa resistência e desconfiança, potenciada por uma visão, a priori, de falta de eficiência formativa. Existe igualmente um certo sentimento de facilitismo face à modalidade de e-learning. Mas na verdade, trata-se de uma perspectiva que se vai desmistificando à medida que se vai mergulhando neste universo. O contacto e a interacção do formando com as ferramentas de e-learning constituem-se, por si só, como uma motivação adicional na realização de um percurso de formação. Por outro lado, pensar que fazer um percurso formativo por e-learning é mais fácil constitui-se como um tremendo erro. Em primeiro lugar porque o formando se vê obrigado a trabalhar com ordem e método, “co-respondendo” às solicitações e timings de participação nas plataformas e-learning e entrega de documentação e actividades.
Numa outra perspectiva, o formando faz a gestão da sua aprendizagem. Tem que organizar todo o seu trabalho com empenho e dedicação para alcançar o sucesso. Não é mais fácil e isso descobri-o por experiência própria. Este sistema permite ao formando aceder a um conjunto de conteúdos permanentemente disponíveis. Ao contrário daquilo que se possa pensar, facilita a interacção através de fóruns de discussão, de sessões síncronas, chats, mensagens ou emails, promovendo a comunicação entre formadores e formandos. Por outro lado, a gestão de tempo é mais flexível e permite adequar ritmos diferentes de aprendizagem. A formação por e-learning constitui-se, por si só, como uma aprendizagem, isto é, os formandos vão descobrindo novos processos de interacção com os conteúdos, colegas de formação e formadores.
Neste sentido, a minha experiência enquanto formando de e-learning permite-me dizer que esta modalidade supera as expectativas dos mais cépticos, uma vez que permite, além das vantagens já enunciadas, interagir em qualquer momento e espaço, com os diversos intervenientes, conteúdos ou matérias de formação.![]()
Quando iniciei o meu percurso na formação profissional, apenas se falava em acetatos manuscritos, e para os formadores mais abastados em acetados com impressão (que não era o meu caso, pois nem computador tinha).
Passados quase 20 anos, invisto bastante na minha formação, como fonte de alimentação que atende às novas exigências de mercado, e assisto a esta nova realidade: nos últimos anos 90% da formação que ministrei foram à distância.
Hoje não tenho um computador que me permite fazer umas apresentações em ppt, mas sim tenho um escritório virtual e portátil que permite ensinar pessoas a milhares de Km de distância, com “n” ferramentas diferentes e diferenciadoras. Faço-o de acordo com a minha disponibilidade familiar e profissional e sinto uma enorme realização interior. Hoje (à distância de meia dúzia de clicks), preparo uma apresentação multimédia para aquele formando que até nem domina a língua portuguesa; Preparo uma série de fóruns de discussão para aquela formanda que gostaria de perceber a perspetiva de outras empresas do mesmo ramo acerca de um determinado assunto, e um conjunto de recursos para aquele formando que gosta de analisar várias fontes de informação que se possam adequar à sua realidade profissional.
É giro: tenho dias em que dou várias sessões de formação no mesmo dia, e muitas das vezes a um só formando! Eu explico – por exemplo ontem, o José não conseguia encontrar uma legislação sobre a formação que estava a frequentar, e contactou-me pelos vários canais que tinha ao seu dispor (telemóvel, Skype, moodle, facebook, e-mail), enviou uma mensagem e automaticamente eu recebi-a em simultâneo nos vários canais (era impossível, passar despercebida), e passados segundos estava a responder ao seu pedido (…) ultrapassada esta etapa, o José não conseguia interpretar uma passagem da dita legislação, e volta a contactar-me, e em segundos eu volto a responder (….) e passadas três ou quatro trocas de mensagens que tivemos, o José submeteu na plataforma a atividade formativa que deveria apresentar no curso, com outro rigor, com outra segurança e estou certa de que compreendeu e aplicou os conteúdos da sua formação. Tudo o que eu e o José construímos na tarde de ontem, daria uma data de sessões presenciais, poupámos imenso tempo, sem sairmos da cadeira onde estávamos comodamente sentados!
Olá sou a Martina de Pombal e sou esteticista .
Terminei a formação inicial de formadores a 12 de Novembro de 2016.
Foi mais que uma formação, foi um enriquecer de conhecimentos, uma partilha quer a nível profissional quer a nível pessoal.
Os formadores são de excelência.
Parabéns pelo vosso profissionalismo.
Valorizo no máximo esta ação de formação para formadores, assim como os bons profissionais que estão ao alcance de todos os formandos, incentivando, formando, debatendo ideias, valorizando os perfis e os trabalhos desenvolvidos, quer na teórica, quer na prática, completando bem o saber-saber, o saber-estar, o saber-ser…
Este curso foi um processo de aprendizagem importante para aplicar na minha realidade profissional. Desta forma, consciencializei aspetos que melhor contribuíram para o desenvolvimento de novas competências pedagógicas, uma melhoria da forma como desempenho as minhas capacidades de comunicação e de segurança, na transmissão de conhecimentos nas minhas funções.
Por tudo isto, devo destacar o profissionalismo, nível de conhecimentos, amabilidade e dedicação da coordenadora que, desde o primeiro dia, de uma forma profissional e objetiva, respondeu às minhas dúvidas e demonstrou excelente capacidade de me acompanhar e motivar ao longo de todo o curso. Obrigada Patrícia Vaz!
A experiência da partilha que houve na Formação de Formadores foi de tal forma rica que me sinto mais completa. Completa pedagogicamente, mas tão completa emocionalmente! Foi tão bom conhecer pessoas novas, pessoas marcantes, pessoas tão boas, genuínas e prestáveis!
Esta formação levou-nos a queremos muito, mas a queremos muito ajudar os outros e, isso, uniu-nos e sentimo-nos orgulhosos. Mas orgulhosos também estarão os formadores, esta grande equipa de formadores, que soube controlar e coordenar esta turma faminta pelo saber! Três pessoas tão diferentes, mas todos tão dedicados e amantes do que fazem! Dou-vos todo o louvor pelo que fizeram, pelo o que me transmitiram e pela vontade que de me deram de querer continuar, de querer seguir formação e partilhar o meu saber com formandos! Vocês são exemplares pedagógica e humanamente. Continuem o vosso trabalho, pois estão no caminho certo.
Quanto aos módulos, uns mais motivantes do que outros, contribuíram para muitas aprendizagens que me enriqueceram e ajudaram a adquirir muitas técnicas e métodos pedagógicos!
Um grande bem-haja à equipa da Estação do Saber! Até breve!
Relativamente à equipa de trabalho (Formadores), considero ser multidiciplinar, bastante organizada proporcionando desta forma aos formandos a partilha de experiências que se revelam ser um reforço positivo e motivação para o contínuo sucesso deste curso…
(…) Cada modulo é como uma peça de um puzzle que aos poucos e poucos se vai encaixando e consigo neste momento já perceber o desenho final (…)na verdade só tenho coisas positivas a referir, o que tb acho que é importante. Acho o curso bem elaborado, com bons formadores e com todas as melhores condições que se pode ter neste género de cursos.
Todos os anos frequento formação, porque a minha profissão assim o exige, e opto sempre por frequenta-la em formato e-learning.
Comparativamente à formação desenvolvida em sala, a formação a distância é a solução com menores custos para mim - os cursos são mais baratos e poupo nas deslocações.
Consigo gerir o meu horário, o meu próprio autoestudo em função da minha disponibilidade, que por vezes é reduzida.
Este tipo de formação ajuda-me, também, a desenvolver novas práticas com confiança, sem ter a preocupação do que os outros possam pensar, bem como me permite avançar nas matérias ao meu ritmo, demorando mais ou menos tempo em cada unidade de aprendizagem ou explorando mais ou menos estratégias e metodologias.
Existe uma enorme facilidade na interação, seja através de emails, chats, fóruns de discussão ou outras ferramentas, sendo que a interação entre os formandos e formadores é bastante facilitada.![]()